
Localizada na região central do estado de São Paulo e a 270 km da capital, Araraquara (SP) se destaca em índices como IDH e PIB per capita, superando a média nacional. Além de ser um local com atrações para as mais variadas faixas etárias, sejam jovens estudantes - em razão das universidades instaladas na cidade - ou as pessoas com idade mais avançada, pelo fato de a cidade ter uma qualidade de vida alta, comparável com países de primeiro mundo.
O IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de Araraquara é de 0,815. Os indicadores variam de 0 a 1. Esse índice leva em consideração três fatores que influenciam na qualidade de vida, são eles: expectativa de vida, educação e renda.
Ao nascer, os habitantes da Morada do Sol, como a cidade é carinhosamente chamada, têm a expectativa de vida de 77 anos. Estatística acima da média brasileira, já que esse número não passa de 74 anos na estimativa nacional. Além da abundância de vitamina D, a Morada do Sol tem uma série de opções de lazer para os idosos, como parques e inúmeras praças espalhadas pela cidade, e é cortada por ruas arborizadas.
Outro fator importante para a alta expectativa de vida dos araraquarenses, é a baixa taxa de homicídio. A cidade está entre as mais seguras do país. São registradas 7,9 ocorrências de homicídios por 100 mil habitantes ao ano. Sendo menor do que a nacional, que é 31,6 e até mesmo a estadual (10,3).
Quanto à educação, a cidade abriga diversas universidades. Como Unesp, UCA, UNIP, Fatec, IFSP entre outras. Desse modo, independente da faixa etária e estilo de vida, Araraquara oferece opções para todos os gostos.
Em termos econômicos, Araraquara também está acima da média do Brasil. O PIB per capita da cidade é de R$39.065,74; enquanto a média do Brasil é de R$ 34.844,87. Esse é o reflexo do fato da cidade ter um dos melhores índices de industrialização do país, são mais de 500 indústrias de segmentos distintos instaladas no município.
A cidade soube aproveitar a oportunidade da ascensão do consumo de cana de açúcar no século passado de modo a continuar o seu desenvolvimento. Com a crise econômica de 1929, os pequenos arbustos de café perderam a importância financeira e foram substituídos pelas altas plantações de cana. A planta adocicada é até hoje um dos principais produtos agrícolas do município. O setor industrial da cidade foi elaborado com a finalidade de aproveitar os produtos agrícolas.

A OA Eventos, empresa do Grupo EP, com o apoio do Desenvolve SP, escolheu Araraquara para ser uma das oito cidades que serão palco do Agenda SP 2022 - evento que promove debates e palestras -. O tema deste ano é "Transformações pós-pandemia e protagonismo humano". O 7º Agenda Araraquara acontecerá no dia 17 de maio, às 10 horas. As palestras serão transmitidas online, com tradução simultânea em língua de sinais.