Agenda Araraquara

Para autoridades, a coletividade vai marcar desenvolvimento da cidade

"Time" de representantes de entidades e poder público aponta em que a inteligência coletiva pode contribuir com o município


28/04/2016 09:36:00




Marcos Leandro
o agenda Com grande público, evento foi sucesso no ano passado (Foto Marcos Leandro)



O tema ‘inteligência coletiva’ pode contribuir de forma decisiva para a construção do futuro de Araraquara. Essa é visão de várias autoridades e representantes de entidades ouvidos pela Tribuna.

A inteligência coletiva aplicada à cidade será discutida amanhã, a partir das 8h30, no Agenda Araraquara, que ocorre no Sesc. O evento terá como palestrante o gestor em desenvolvimento Alejandro Castañé, um dos maiores especialistas mundiais no assunto.

Na visão dele, a inteligência coletiva é a capacidade que um conjunto de pessoas tem de se reunir e articular conscientemente competências e conhecimentos individuais para reelaborá-los em benefício de todo o grupo social.

Em outras palavras, é dizer que se cada um contribuir com seu conhecimento e habilidade, todo o coletivo será capaz de criar ideias inovadoras, com o poder de transformação na sociedade.
“Quanto mais pessoas integrarem um grupo, maiores serão as probabilidades de que, em conjunto, cheguem a uma resposta correta”, comenta.

Comércio e Indústria estarão no debate - Os setores industrial e comercial do município têm aprovado e prestigiado as discussões do Agenda.

Desta vez, o evento ocorre no Sesc que “em sua essência, sempre foi local de debate e troca de ideias”, aponta Rafael Barcot, gerente adjunto do Sesc Araraquara.

Para Charles Bonani, gerente regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), é preciso pensar, de forma coletiva, “como será a cidade que queremos para 20, 30 ou 50 anos.”

José Janone Júnior, presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara) vai na mesma linha e completa: “esse tema fará cada vez mais parte do cotidiano de todos nós. É muito importante debatê-lo”


Fala, autoridade

Como o tema pode contribuir com o desenvolvimento de Araraquara?

Após o linchamento dos Britos, Araraquara reinventou seu futuro com o sonho de se tornar uma cidade modelo. As reformas foram estruturantes nas áreas de saneamento básico e arborização urbana, entre outras. Os araraquarenses são exigentes e querem sua cidade sempre dando exemplo. Temos agora mais uma oportunidade de repensar nosso futuro, já que o evento traz uma reflexão sobre o que entendemos por coletividade. Marcelo Barbieri - Prefeito

Quando você chama toda a sociedade além de especialistas de alto gabarito, o resultado só pode ser positivo. É isso que o Agenda Araraquara tem feito. Estou ansioso para entender melhor o pensamento do palestrante e acredito que o município vai ganhar muito com esse debate. Estamos em discussão sobre o futuro da orla ferroviária e talvez esse debate nos traga alguma ‘luz’ para aplicarmos nesse tema também. Elias Chediek - Presidente da Câmara Municipal

A iniciativa é fantástica. Não somente Araraquara, mas todo o nosso País precisa ser rediscutido e evoluir. E isso vai muito além da economia e política. Antigamente as discussões não eram tão amplas e abertas, com a participação de profissionais gabaritados e com grande presença de representantes de entidades e moradores. O Agenda Araraquara proporcionou essa democratização nos debates e isso é ótimo. Estarei lá! Antônio Deliza Neto - Presidente do Sincomércio

O tema a ser debatido nesse Agenda é tão importante que penso que deveria ter sido o primeiro, pois trabalha o construtivismo na coletividade e favorece a participação popular no desenvolvimento de políticas públicas em favor dos moradores de nossa cidade. Vejo que poder público municipal tem fomentado as iniciativas populares, como o ‘Aconchegue uma Boneca’, iniciado por voluntários e que hoje tem sido um sucesso. Alessandra Laurindo - Secretária de Participação Popular

A Sabsa (Sociedade Amigos do Bairro Santa Angelina) está há quase 42 anos desenvolvendo projetos que integram a comunidade. Várias iniciativas surgiram na Sabsa e depois se expandiram. Cito o ‘Dia do Brincar’, que hoje reúne mais de 15 mil crianças. Isso só é possível quando pessoas se unem em torno de um projeto inovador, por isso, esse tema é de suma importância para pensarmos o futuro que queremos. José Carlos Porsani - Presidente da Sabsa e vereador


Agenda Araraquara 2016
Painel Produzir - inteligência criativa
Dia 29 de abril, das 8h30 às 12h
SESC Araraquara - Entrada gratuita